Imprimir

Foi no início dos anos oitenta que dois jovens foram convidados pela Direcção Geral da Educação de Adultos e o Ministério da Agricultura e Pescas a desenvolver um projecto de animação cultural na freguesia. Esta semente foi rapidamente lançada à terra e não faltaram adeptos a esta causa.
Os encontros faziam-se ocasionalmente em local incerto, de modo a coordenar e planificar iniciativas para promover o desporto e a cultura.
Foi no dia 14 de Outubro de 1981, que estes Subportelenses rumaram à Secretaria Notarial de Viana do Castelo com o propósito de construir a Associação Desportiva e Cultural. Uma Associação se fins lucrativos que tem por fim a promoção de práticas de acção cultural, de desporto, de educação social e de convivência cívica, proporcionando à comunidade bem-estar, ocupação de tempos livres e melhor qualidade de vida.
Quem custeou a escritura e todos os gastos de arranque desta Associação foi o sócio número um, que assim decidiu e, com muito orgulho, foi aceite pelos restantes outorgantes.
Logo surgiram muitas ideias para trabalhar no terreno, umas foram vãs, mas outras tornaram-se riqueza e preservação cultural, no incentivo do desporto e do intercâmbio entre a gente de Subportela e de outras terras que através da Associação a conheceram.
Sendo assim, acreditando nas palavras de Fernando Pessoa, «Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce», surgiu a oportunidade de adquirir a casa velha situada ao lado da capela de S. João, no monte com o mesmo nome, que depois de restaurada passou a funcionar como Sede da Associação.
A contínua procura de apoios em várias instituições e a concretização de meios permitiu também, construir um campo de jogos e um parque infantil, para assim, incentivar a prática do desporto e entretenimento.
Foi certificada a 12 de Agosto de 2004, como Centro de Cultura e Desporto, sob o nº 4.544 pelo Instituto Nacional para Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores, Fundação INATEL.
Em 13 de Abril de 2006, obteve estatutos de Associação Juvenil com inscrição no Registo Nacional de Associações Juvenis – RNAJ, código nº 16-09.035.